Como funcionam os carros híbridos?

A tecnologia dos carros híbridos funciona como uma ponte de transição entre os carros convencionais a combustão e os carros 100% elétricos.

Hoje, encontra sobretudo 2 tipos de híbridos no mercado: o híbrido convencional e o híbrido plug-in, também designado como PHEV. Existem ainda outros tipos de carros híbridos, como o mild-hybrid, mas a sua presença no mercado não é tão relevante. 

A melhor forma de entender o funcionamento dos carros híbridos passa por compará-los às motorizações convencionais e aos elétricos. Confira as diferenças básicas entre estas motorizações.

Carros híbridos e plug-in vs. Carros Elétricos vs. Carros convencionais

Um carro convencional – seja a gasóleo, gasolina ou GPL – utiliza apenas um motor a combustão. Um carro elétrico também utiliza apenas um motor, mas este motor é 100% elétrico.

Por sua vez, os carros híbridos ou híbridos plug-in utiliza dois motores, um motor elétrico e um motor a combustão, daí a designação carro híbrido.

Já a grande diferença entre um híbrido convencional e um híbrido plug-in refere-se à capacidade de funcionar num modo 100% elétrico. Ou seja, um carro híbrido plug-in pode funcionar apenas com o motor elétrico, mas um híbrido convencional, não. Um carro híbrido convencional precisa sempre do motor de combustão para funcionar.

Como funcionam os carros híbridos?

A ecologia dos carros híbridos ainda são um motivo de debate e controvérsia. Os híbridos convencionais utilizam o motor de combustão como motor principal. E é este motor de combustão que carrega as baterias do carro. O motor elétrico funciona apenas como motor secundário, não sendo capaz, por si só, de colocar o carro em circulação.

Se olharmos para os carros híbridos plug-in, encontramos uma tecnologia mais ecológica, capaz de fazer uma transição mais suave entre o motor a combustão e o motor elétrico. Com as baterias carregadas, um híbrido plug-in pode circular apenas com o motor elétrico. Pese, contudo, o facto de os carros híbridos plug-in terem autonomias curtas em modo 100% elétrico, rondando uma média de 50 ou 60 km.

Analisando as semelhanças entre estes dois tipos de carros híbridos, encontra um sistema de travagem regenerativa. Esta tecnologia permite recarregar as baterias dos carros híbridos consoante as travagens e desacelerações durante a condução, ao reaproveitar a energia cinética criada nestes momentos. 

Como e onde podem ser carregados os carros híbridos?

Como vimos, os carros híbridos convencionais não podem ser ligados a uma tomada ou posto de carregamento. A única forma de carregar as baterias é utilizando o motor a combustão do próprio carro e o sistema de travagem regenerativa.

Já os carros híbridos plug-in devem ser carregados através de uma tomada, wall box ou ponto de carregamento normal. Assim, assegura que tem a possibilidade de conduzir em modo 100% elétrico, diminuindo as emissões de gases poluentes e os custos com combustível. 

Outros guias relacionados com mobilidade elétrica