Eco-condução: na estrada da sustentabilidade

Ano após ano, a indústria automóvel tem lançado novas viaturas no mercado mais ecológicas e eficientes. Quer sejam elétricas, híbridas ou convencionais. Porquê? Porque há uma necessidade clara de reduzir as emissões dos transportes que usamos no dia-a-dia. 

A par da indústria automóvel, os condutores têm um papel importantíssimo na redução dessas emissões. Ao fim ao cabo, a condução e manutenção de um veículo influencia diretamente a sua eficiência em termos energéticos. 

É aqui que entra a eco-condução, um conceito que engloba os princípios da condução defensiva e económica, inspirando-se no know how dos motoristas profissionais. 

O que é a eco-condução?

A eco-condução é uma técnica que engloba hábitos de condução mais eficientes, ecológicos e seguros. Também pode ser vista como uma filosofia que convida o condutor a conhecer melhor o seu veículo, de forma a utilizá-lo com eficiência.  

O objetivo da eco-condução é otimizar a capacidade dos veículos, diminuindo os consumos, reduzindo a poluição ambiente e sonora e tornando as estradas num local mais seguro. E, como estilo de condução, aplica-se a qualquer tipo de veículo: sejam veículos a combustão ou elétricos, sejam automóveis ou motociclos. 

14 Práticas de eco-condução que pode aplicar na estrada

O estilo de condução

  1. Na maior parte dos casos, não há necessidade de “aquecer” o motor; ligue-o apenas antes de iniciar viagem;
  2. Se não tem sistema Start/Stop, desligue o motor cada vez que o veículo tenha de estar mais de um minuto parado;
  3. Troque de velocidade com suavidade;
  4. Nas descidas, trave com o motor e nunca faça uma descida em “ponto morto”; para além de colocar em risco a sua segurança, não poupa mais combustível;
  5. Se evitar circular em altas rotações pode poupar até 10% de combustível;
  6. Mais suavidade, menos acelerador, menos travão: esta prática resume o essencial de um estilo de eco-condução.

Os cuidados com a manutenção

  1. Verifique regularmente o óleo e o filtro de ar;
  2. Verifique a pressão dos pneus uma vez por mês; desta forma, garante a segurança do veículo, prolonga a vida útil dos pneus e melhora os consumos de combustível entre 3% a 6%;
  3. Faça todas as manutenções programadas; são essenciais para garantir que o veículo não emite mais gases poluentes do que aqueles que deveria.

O conhecimento técnico

  1. Utilize o computador de bordo do seu veículo para saber como variam os consumos de combustíveis: a partir daí, aprenda a otimizá-los;
  2. Saiba qual a pressão correta dos pneus e compreenda qual a altura certa para os trocar;
  3. Otimize o peso do seu veículo, evitando levar carga na bagageira que seja desnecessária ou até mesmo barras de tejadilho que utiliza apenas nas férias;
  4. Planeie e escolha o melhor percurso; utilize apps como o waze para fugir ao trânsito e poupar tanto no stress como no ambiente e na carteira;
  5. Antes da condução e muito antes da manutenção, há outro momento fundamental na eco-condução: a escolha do carro; aqui entra o seu conhecimento técnico e a ajuda dos consultores comerciais; escolha um veículo ajustado para as suas viagens e, se possível, privilegie a escolha de um híbrido ou elétrico.

A importância de adaptarmos esta filosofia no nosso dia-a-dia 

Uma condução eficiente pode aumentar a autonomia de um veículo em cerca de 20 a 35%. Já um veículo com a manutenção em dia produz até menos de 30 a 50% de emissões.

Se ao aplicarmos a eco-condução conseguimos reduzir de forma tão substancial o nosso impacto no ambiente, não há como fugir à sua utilidade.

Recorde que até 2050 Portugal quer atingir a neutralidade carbónica e, como tal, todos precisamos de rumar a esse objetivo.

Como indica o Roteiro para a Neutralidade Carbónica, temos de reduzir as “emissões com efeito de estufa entre 85% e 90% até 2050”. E, como vimos, a eco-condução é algo que todos nós, como condutores, podemos aplicar para atingirmos essa meta.

A mobilidade elétrica e a eco-condução

Muitos conceitos da mobilidade elétrica já se fundem com a eco-condução. 

Por exemplo, a travagem regenerativa aumenta a autonomia dos híbridos e elétricos sem que tenha de carregar o veículo. E, como vimos, a escolha do carro também é parte essencial na filosofia da eco-condução. Daí que os híbridos e elétricos surjam como uma solução natural neste estilo de condução. 

Se está a equacionar mudar para a mobilidade elétrica, conheça as vantagens do cartão GalpEletric. Um cartão essencial para poder carregar o seu elétrico na rede de postos de carregamento público. 

Outros guias relacionados com mobilidade elétrica