A crescente rede pública de postos de carregamento elétrico, aliada à vasta oferta atual de carros elétricos, já lhe permite fazer viagens mais longas de forma confortável. Como tal, reunimos num único guia algumas dicas para que possa preparar as suas férias de verão ao volante do seu elétrico.
Dividimos este guia em 2 partes: na primeira, analisamos a preparação do carro elétrico de um ponto de vista mecânico; e na segunda parte, partilhamos algumas dicas para o planeamento de uma viagem num carro elétrico.
Pronto para as férias de verão mais amigas do ambiente?
O que verificar num carro elétrico antes de viajar?
Um carro elétrico é diferente de um carro a combustão e tem uma mecânica muito mais simples. Logo, a sua manutenção também é mais simples. No entanto, continua a ter um sistema de travagem, um sistema de suspensão e pneus. E antes de qualquer grande viagem, é muito importante verificar estes componentes.
1# Verifique o estado dos pneus e o alinhamento da direção
Antes de fazer uma viagem longa a bordo de um carro elétrico, deve sempre verificar a pressão e o estado dos pneus, nomeadamente se apresentam alguma irregularidade no piso. Se necessário, ajuste a pressão dos pneus ou troque-os.
Quanto à direção, se identificar a necessidade de a alinhar, marque o seu serviço numa oficina o quanto antes.
2# Esteja atento aos sistemas de travagem e suspensão
Certifique-se que o sistema de travagem e suspensão estão em ordem, sem qualquer sinal de desgaste. A existência de ruídos, a oscilação errante do carro, travagens mais longas e o próprio desgaste dos pneus podem ser sinais de desgaste destes componentes.
Na dúvida, antes de uma viagem, faça um check-up geral ao seu carro elétrico numa oficina.
Como planear a rota e as férias a bordo de um carro elétrico
A rede de pontos de carregamento elétrico continua a crescer em Portugal de dia para dia e hoje já pode fazer longas viagens de carro elétrico sem grandes preocupações com carregamentos. Contudo, (ainda) não encontra um ponto de carregamento elétrico ao virar de cada esquina, não tão facilmente quanto os postos de combustível tradicionais.
Sendo assim, ao planear férias ao volante de um carro elétrico, precisa de ter em mente a disponibilidade dos pontos de carregamento elétrico por onde irá circular. Principalmente, se precisar de um ponto de carregamento rápido. Preste atenção a esta e outras dicas já de seguida.
1# Esteja a par da autonomia do seu carro elétrico em autoestradas
Um carro elétrico consome mais energia ao circular em autoestrada do que em estradas dentro das localidades. Por exemplo, o Renault Zoe comunica uma autonomia de até 558km em ciclo urbano. Mas em ciclo combinado (dentro e fora de cidades), essa autonomia desce para 395 km. Esta diferença é uma característica geral de todos os elétricos e deve tê-la em mente ao planear as suas férias.
2# Planeie a sua rota tendo em conta os pontos de carregamento
Se planeia viajar do Porto a Albufeira, por exemplo, tem à sua frente uma viagem de aproximadamente 533 km. Uma distância que ultrapassa a autonomia média da maioria dos carros elétricos do mercado. Sendo assim, já sabe que terá de parar para recarregar baterias, literalmente. O que até é bom, porque também o obriga a parar para descansar, tomar um café e esticar as pernas.
Planeie a sua rota jogando com a autonomia do seu veículo e as distâncias aos pontos de carregamento durante o seu trajeto.
Para fazer este planeamento mais facilmente pode utilizar a app Mundo Galp, onde encontra todos os pontos de carregamento normal, rápido e ultrarrápido perto de si.
3# Privilegie estadias com pontos de carregamento elétrico
Já que vai de férias, procure conforto ao máximo. Atualmente, muitos hotéis já têm pontos de carregamento elétrico nas suas instalações, beneficiando assim até de um estacionamento mais fácil.
Antes de fazer a reserva da sua estadia, contacte o hotel e questione acerca da existência de pontos de carregamento. Se não encontrar um hotel do seu agrado, tente pelo menos escolher um com um ponto de carregamento nas redondezas.
4# Não se esqueça do seu cartão de carregamento
Para utilizar pontos de carregamento da rede pública, irá precisar obrigatoriamente de um cartão de acesso como o cartão Galp Electric.
Assim que verificar que tem toda a documentação do carro e documentação pessoal antes de seguir viagem, não se esqueça de verificar também se tem consigo o seu cartão de carregamento.